Projeto Escola
Reaprender a Ouvir
Objetivo
Aprender a interpretar o mundo é possível através das percepções. Elas auxiliam no desenvolvimento das habilidades cognitivas e afetivas.
Crianças e jovens estão tendo seus instintos naturais suprimidos pelas realidades virtuais, o que está mecanizando suas percepções sensoriais.
O intuito deste projeto é estimular a percepção sensorial intrínseca de crianças e jovens, por meio de estímulos à imaginação através de visualizações de elementos históricos, possibilitando uma maior interação entre o concreto e o subjetivo.
Justificativa
A avaliação desse projeto tem como base os resultados esperados, que visam desenvolver os instintos e inteligências das crianças, permitindo que elas possam conciliar de forma harmônica o racional e o imaginário. Logo, podem utilizar o bom senso como parâmetro de suas iniciativas, - de suas tomadas de decisões no presente e no futuro.
Metodologia
O Projeto será conduzido em duas etapas com intervalo para lanche entre uma fase e outra. O programa consistirá em duas sessões de aulas, descritas abaixo:
Aula I - Sala de concertos – Duração: 30 - 40 minutos.
Percepção Musical
Roberto de Regina, cravista e maestro com mais de 70 anos de carreira, irá ensinar técnicas musicais para as crianças participantes (alunos e alunas), a fim de aprimorar suas habilidades sensoriais em relação aos sons
Intervalo – Lanche
Duração: 20 minutos.
Aula II - Visita guiada ao Museu – Duração: 30 - 40 minutos.
Nesse momento, os estudantes e as estudantes estarão diante da história representada em escala precisa. Eles e elas poderão apurar seus intelectos através das imaginações inspiradas pelo extenso acervo do museu de miniatura, contendo, por exemplo, os meios de transportes de todos os tempos e lugares.
Onde?
O empreendimento será executado no Sítio São Pedro, também chamado de Capela Magdalena, localizado no bairro de Guaratiba, Rio de Janeiro, com vasta vegetação e pássaros nativos, onde o artista de 96 anos possui uma Sala de Concertos e o Museu Ronaldo J. Ribeiro.
No Museu é possível explorar a história do mundo por meio de uma grande variedade de peças expostas.
Como?
O lanche e o transporte das turmas são de responsabilidade exclusiva da escola/colégio.
Os espaços onde ocorrerão os eventos são franqueados para verificação da autenticidade e segurança do local.
Serão permitidos registros fotográficos na área interna e externa do sítio.
* Os horários e o número de educadores(as) podem ser acertados conforme solicitação do grupo escolar.
Recursos Financeiros
O valor desse investimento é de R$ 40,00 (Quarenta Reais) por cada aluno ou aluna participante, sendo que os(as) educadores(as) ficam isentos dessa condição.
Agendamento
Para agendar entre em contato por:
e-mail: reaprenderaouvir@gmail.com
celulares:
(21) 9 7945-6298 Sergio Olliveira
(21) 9 9470-5431 Ronaldo Ribeiro
Biografia
Roberto Miguel de Barros Regina, nascido em 12 de janeiro de 1927, Rio de Janeiro, é um cravista brasileiro, responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro e pela gravação dos dois primeiros discos de cravo e música antiga no país, além do primeiro grupo de música antiga, a Camerata Antígua de Curitiba.
Embora seja amplamente reconhecido como um dos maiores cravistas do Brasil, com 26 álbuns e 5 DVDs gravados, Roberto de Regina possui também outras facetas menos divulgadas: é médico anestesista - profissão que exerceu durante anos, paralelamente à música - e exímio artesão.
Possui um museu em sua propriedade, para visitas agendadas. A maioria das obras foram confeccionadas em escala e produzidas pelo próprio músico. Destaques da coleção: uma maquete de uma cidade europeia fictícia, com teatros, cinemas, igrejas e bondes; automóveis antigos e aviões (inclusive o 14 Bis, de Santos Dumont e a Kitty Hawk, dos Irmãos Wright); embarcações como a Barca do Sol (usada no funeral do faraó Quéops, em 4500 A.C.) e a esquadra de Pedro Álvares Cabral; catedrais e castelos, como o Krak des Chevaliers, localizado.
Resumo Wikipédia